13 de dez. de 2012

RESULTADO DO CONCURSO CLICANDO A QUÍMICA

FOTO VENCEDORA DA ESCOLA ESTADUAL RAUL SOARES

Aluno: Guilherme Ferreira

COMBUSTÃO



A queima do gás de cozinha é um fenômeno químico, porque a composição das substancias envolvidas na reação muda. Funcionamento: CH4 é o gás de cozinha. Toda reação de combustão é uma reação que envolve o Oxigênio (O2) e as saídas são sempre gás carbônico (CO2) e água (H2O).

CH4 + O2 à CO2 + H2O (não está balanceado)

A reação é química, porque as substancias CH4 e O2 se TRANSFORMARAM em outras (CO2 e H2O).


FOTO VENCEDORA DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR LEVINDO COELHO

Aluno: Felippe Urgal Teodorico.



O Neon é obtido do ar atmosférico pelo processo da liquefação fracionada e é muito utilizado comercialmente. O processo de obtenção consiste no resfriamento do ar até que esse fique liquefeito gradativamente e preparado para aquecer. Os chamados luminosos de Neon são muito usados na publicidade: iluminação de anúncios comerciais, em letreiros luminosos com o intuito de chamar a atenção do público, basta olhar para a cidade à noite que veremos luzes de Neon.
Entenda agora como funcionam esses luminosos: são semelhantes às lâmpadas fluorescentes, onde os elétrons presentes são excitados até que retornem à órbita original. Essa órbita energizada emite luz, que só é transmitida enquanto há fornecimento de energia. Se o abastecimento for interrompido, ou seja, quando os elétrons retornam à estabilidade, cessa a emissão de energia.
A quimioluminescência consiste na emissão de luz gerada por uma reação química, é a que encontramos nas “pulseirinhas de gás Neon”, que podem emitir várias cores, dependendo da pressão do gás e de sua composição. Observe a composição do gás e suas cores respectivas: 

Neônio (Ne) + Gás carbônico (CO2) → luz violeta

Neônio (Ne) + Mercúrio (Hg) → luz azul

Neônio (Ne) puro → luz vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário